Jump

O Aero Jump, como o próprio nome sugere, é uma aula com características aeróbicas, realizada com saltos e movimentos de corrida estacionária sobre uma mini cama elástica individual. O Jump é um esporte eficiente, seguro, divertido e de baixa complexidade de execução, dessa forma, permite que qualquer pessoa consiga participar plenamente das aulas.

Os exercícios são variados e tem uma exigência motora de fácil compreensão, porém é solicitada uma grande concentração para a realização dos movimentos e também manutenção da postura já que todos os exercícios são praticados em uma superfície elástica, melhorando o equilíbrio corporal. É um tipo de atividade com características de treinamento funcional, pois cria instabilidade ao corpo nos forçando a ativar os músculos estabilizadores (lombar e abdômen).

A medida que o equilíbrio dinâmico é desenvolvido, a lona elástica será “empurrada” com maior intensidade pelo praticante, aumentando o trabalho dos membros inferiores e a quantidade de calorias gastas nas aulas. Nas aulas de aero jump podem ser gastas entre 400 e 900 calorias.

Benefícios do Aero Jump:

  • Reduz a gordura corporal;
  • Enrijece os braços, pernas, coxas, abdômen e glúteos; 
  • Aumenta a agilidade;
  • Rejuvenesce o corpo quando está cansado e melhora o estado de saúde mental e físico. 
  • Fortalecimento dos membros inferiores: Todos os principais músculos dos membros inferiores são trabalhados nas aulas de aero jump. O quadríceps (parte anterior da coxa), os ísquios tibiais (parte posterior da coxa), e também os glúteos poderão ser bastante “modelados” com a prática regular da modalidade. 
  • Prevenção e tratamento da osteoporose: Sobre o trampolim existe um aumento da carga gravitacional que faz com que o peso corporal do praticante seja multiplicado por pelo menos três vezes o valor normal. Consequentemente, os ossos e músculos dos membros inferiores são constantemente estimulados. De acordo com um estudo feito pela NASA, para o fortalecimento das “pernas”, os exercícios no mini trampolim poderão ser mais eficientes do que a corrida em esteiras.
  • Redução da celulite. Os saltitos na superfície do trampolim aceleram o “abre e fecha” das válvulas dos capilares linfáticos, que aumentam o processo de drenagem da linfa e a redução da celulite. 
  • Melhora o sistema cardiorrespiratório e a resposta hemodinâmica; 
  • Ajuda a eliminar o "stress", melhora a postura, e protege as articulações da fadiga e do impacto crônica causado pelo exercício realizado em superfícies duras. 
  • Melhora as funções digestivas e renais, previne e combate à celulite. 
  • Proporciona um aumento da carga gravitacional (força G) que fortalece o sistema músculo-esquelético.

Antes de iniciar os movimentos sobre a cama elástica, deve-se realizar um bom aquecimento geral e específico às articulações envolvidas; Iniciar com saltos simples, com os pés paralelos, bem no centro da cama elástica; Os movimentos dos membros superiores devem ser controlados para prevenir desequilíbrio ou lesões. Para uma melhor sustentação sugerimos o uso de "soutien" firme ou dois "tops".