Zumba

Zumba ou também conhecida como Zumba Fitness é composta por mistura de dança e ginástica e foi criada pelo colombiano Beto Perez. O resultado foi inesperado, já que Beto produziu aula de aeróbica com fitas de canções latinas que resultou nessa modalidade física.

O ritmo varia entre salsa, samba, funk, merengue, rumba, hip hop, dentre outros. E as aulas de zumba são caracterizadas por passos simples, e fáceis para se aprender.

Já a intensidade varia, com aumento e diminuição pelo exercício, sem paradas. É um tipo de treinamento de resistência, com perda fácil de calorias, com mais benefícios.

As vantagens com a zumba são interessantes, como aumento do condicionamento físico e auto-estima, melhoramento do sistema cardiorrespiratório, fortalecimento dos ossos, queima das calorias com marca acerca de 450 kcal por hora.

Ainda há melhora para atenção e memória, músculos tonificados, trabalho do abdômen, quadril, cintura, braços, pernas, panturrilhas e da sensualidade.

Celebridades internacionais são adeptas da aula de zumba, um exemplo é Jennifer Lopez. Mais de 150 países foram conquistados pela novidade interessante. E se transformou jogo para videogame com interação dos movimentos.

Muitas academias disponibilizam as aulas de dança zumba fitness, para desenvolvimento maior do corpo. Nas aulas são combinados exercícios aeróbicos e localizados, com coreografias de merengue, salsa, rumba e reggaeton.

Pela categoria zumba fitness os movimentos são realizados para exploração do peso do corpo em exercícios. Pela categoria toning são utilizados halteres de pesos com maior intensidade e definição muscular.

Para gestantes e idosos há estilo diferenciado da zumba, a categoria gold, com passos menores e menos agachamentos, inclusive intensidade menor. Com a modalidade é trabalhada a sensualidade da mulher. De início as pessoas interessadas pela zumba desejam emagrecer, mas depois são movidas pelo ritmo latino com atmosfera sensual.

A agilidade e equilíbrio são melhorados também. A dança trabalha a condição cardiorrespiratória, e percepção espacial, coordenação motora, com reflexos mais ágeis e equilíbrio maior. Muitos movimentos em velocidades diferenciadas são causadores do ganho de agilidade.

Há fortalecimento das pernas e bumbum, mas o corpo todo é trabalhado. Os músculos de membros inferiores, como glúteo, quadríceps, panturrilha e posterior da coxa, são ativos nos movimentos, com fortalecimento em especial, do bumbum e pernas.

Músculos pelo centro do corpo, lombar, oblíquos, abdômen, paravertebrais, e ainda membros superiores são ativados também. Trata-se de modalidade muito interessante de dança, para qualidade de vida e conquista do corpo definido com o emagrecimento.

Por: Michael Oliveira

Fonte: www.dieta.blog.br